Visita a BH – Passeios culturais

Belo Horizonte é uma cidade que me conquistou pouco a pouco. Até hoje, morando há mais de 10 anos em Divinópolis, fui poucas vezes a BH. Apesar disso, todas as vezes foram legais, em todos os sentidos.

Devido ao compromisso da pós da Lorena, tivemos tempo suficiente para incluir duas atrações culturais: um musical que retratou o rock dos anos 70 e uma exposição do artista Iberê Camargo. Ambas atrações foram realizadas no Centro Cultural Banco do Brasil, uma durante o dia e outra a noite. Além disso, incluímos também, a visita a dois shoppings próximos do hotel: Pátio Savassi e Diamond Mall. Então, vamos lá falar de como foi e também, o que rolou nestes dois passeios.

bh_fevereiro_2016_par_de_copas_andre_camargos_lorena_faria_pardecopas_12

Sempre guardamos os catálogos das exposições que visitamos.

Dica para a vida: Sempre que viajamos, eu e a Lorena optamos por fazer alguns roteiros com trajetos do nosso hotel até os nossos locais de interesse. Isso facilita demais na hora de encontrar os endereços desejados. Sempre levamos versões em PDF em nossos celulares e, às vezes, levamos impressos.

Com os roteiros em mãos, fomos até a praça da Liberdade (quem não conhece, sugerimos a visita!). A praça é bem arborizada e ao seu redor tem um circuito cultural que reúne 12 museus e espaços culturais. Um deles é o Centro Cultural Banco do Brasil.

bh_fevereiro_2016_par_de_copas_andre_camargos_lorena_faria_pardecopas_1

Praça da liberdade ♥

bh_fevereiro_2016_par_de_copas_andre_camargos_lorena_faria_pardecopas_2

A arquitetura do prédio do CCBB BH é fantástica.

.

“Iberê Camargos: Um Trágico nos Trópicos”

Durante nossa visita estava em cartaz a exposição “Iberê Camargo – Um Trágico nos Trópicos“.

bh_fevereiro_2016_par_de_copas_andre_camargos_lorena_faria_pardecopas_3

Cartaz na fachada do prédio do CCBB BH.

Segundo informações publicadas pelo organizadores do evento, “a mostra apresenta 121 obras, selecionadas pelo curador Luiz Camillo Osório, que contemplam a produção do artista a partir da década de 1950 até seus últimos trabalhos, nos anos de 1990”.

Entrada de um dos espaços da exposição.

Entrada de um dos espaços da exposição.

As obras são bem subjetivas, carregadas de traços marcantes, que revelam certas inquietações do artista. Um detalhe que achamos interessante é que, além da obra final, é notável que Iberê dedicava-se a estudar técnicas de luz e sombra, principalmente quando se tem acesso aos protótipos de suas obras. 

bh_fevereiro_2016_par_de_copas_andre_camargos_lorena_faria_pardecopas_5

Fragmento de uma das obras expostas. Os traços e o excesso de tinta saltante da tela enchem os olhos do visitante.

bh_fevereiro_2016_par_de_copas_andre_camargos_lorena_faria_pardecopas_6

sem título [Untitled], 1992 – nanquim sobre papel

Duas coisas que chamaram nossa atenção, além dos traços marcantes das obras, é que muitas delas possuem desenhos de carretéis e bicicletas. O lance dos carretéis é justificado pelo fato de que este é um elemento que marcou a infância do artista – talvez por isso essa fixação. Já em relação às bicicletas, no próprio catálogo da exposição têm a seguinte frase do artista: “Sou um andante. Carrego comigo o fardo do meu passado. Minha bagagem são os meus sonhos. Como meus ciclistas, cruzo desertos e busco horizontes que recuam e se apagam nas brumas da incerteza” justificando os desenhos.

bh_fevereiro_2016_par_de_copas_andre_camargos_lorena_faria_pardecopas_9

Os carretéis de Iberê.

bh_fevereiro_2016_par_de_copas_andre_camargos_lorena_faria_pardecopas_14

As bicicletas de Iberê.

bh_fevereiro_2016_par_de_copas_andre_camargos_lorena_faria_pardecopas_10

Logo no início da exposição tem alguns livros com obras de Iberê.

bh_fevereiro_2016_par_de_copas_andre_camargos_lorena_faria_pardecopas_11

Recortes de algumas obras de Iberê.

Caso você tenha interesse em conhecer mais detalhes da obra de Iberê, visite o acerto digital do artista: http://acervodigital.iberecamargo.org.br.

.

“Heróis: Uma Pausa Para David”

A outra atração cultural que tivemos o prazer de conferir foi o musical “Heróis: Uma Pausa Para David“, que tem como repertório músicas do Bowie, Dylan e Pink Floyd. A atuação de Samira Ávila é consistente, intensa e envolvente.

bh_fevereiro_2016_par_de_copas_andre_camargos_lorena_faria_pardecopas_13

Catálogo e ingressos do musical.

O musical meio que desconstrói o “personagem famoso”, deixando exposto seus medos, dúvidas e questionamentos sobre tudo e todos. Zapeando no Youtube, encontramos dois vídeos que poderão contextualizar, em imagens, a beleza e originalidade do espetáculo, confira:

Vídeo 1 – “‘HERÓIS: UMA PAUSA PARA DAVID’ – Espetáculo da Suacompanhia

Vídeo 2 – “Heróis: uma Pausa para David [AGENDA]

Bem legal, né? Achei o musical muito intenso, com partes que interagiam com o público de forma simples, mas bem intensa. Foi massa!

Então foi isso tudo! Conseguimos participar desses eventos culturais durante o curto prazo que estivemos em Belo Horizonte. Fica aqui a nossa dica e sugestão de passeio para você, caso esteja passando por BH: visite o CCBB. O musical em homenagem a Bowie já saiu de cartaz, mas ainda dá tempo de conferir o acervo de Iberê, que ficará exposto até o próximo dia 28 de março. Anote o endereço e os contatos do local:

Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
Belo Horizonte/MG
(31) 3431-9400
ccbbbh@bb.com.br
Funcionamento: de quarta a segunda das 9h às 21 horas

 

Esperamos que essas dicas sejam úteis para os seus próximos passeios. Agora, é a sua vez de nos contar do que vc mais gosta em beagá! Tem indicação de algum museu, praça ou restaurante? Conta aí pra gente nos comentários! 😉

Abraço,
André
Anúncios

3 comentários sobre “Visita a BH – Passeios culturais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s